Carga horária: 2 horas
Curso Grátis
Com certificado digital incluído
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A importância da Liderança
A importância da Liderança
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Neste curso falaremos sobre liderança e sua importância junto a empresa e a equipe, o papel do lider e os estilos de liderança.
Nenhum homem é uma ilha – Voce já ouviu isso antes?
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Viver socialmente é uma necessidade inerente e característica do ser humano.
Atualmente vivemos em uma sociedade baseada nas realizações individuais e o homem com necessidades sociais.Mas trabalhar em equipe não é tão fácil e simples, pois somos competitivos e estamos acostumados a trabalhar individualmente.Para ser um grande líder de equipe precisaremos ler, estudar e treinar muito.
Podemos começar por aqui...
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Liderança ...
Liderança ...
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
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O que é um líder?
O que é um líder?
O verdadeiro LÍDER é o “MAESTRO”, aquele que tem uma equipe unida o tempo todo. Ele sabe exatamente a função de cada um e o resultado que vai atingir ao liderar esta equipe.
Quando um colaborador não está fazendo bem a sua função ele procura ajudá-lo e orientá-lo, tendo a equipe como alvo principal. Notadamente este líder é reconhecido por sua equipe como uma pessoa justa, equilibrada e dedicada.
Assim, o líder diferencia-se do chefe.
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Chefe é aquela pessoa encarregada por
uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um
grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Muitas
vezes a figura do chefe é aquele profissional que anda sempre nervoso e
coloca a sua equipe para trabalhar a todo custo, sobre pressão e sem
reconhecimento. Pega uma pobre alma para usar como exemplo, vive
reclamando e voltando ao passado dizendo: Antigamente era muito melhor ,
hoje está tudo mais difícil. Além do mais, normalmente não é querido
entre os funcionários e quase nunca mete a mão na massa.
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Para os gestores atuais, são
necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do
líder. O profissional com características do “ chefe” está fadado ao
fracasso.
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Estilos de Liderança
Estilos de Liderança
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Liderança Autocrática:
Liderança Autocrática:
Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
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Liderança Democrática:
Liderança Democrática:
Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher.
- As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
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